Exterior do galpão do Centro de Cultura de Sapucaia
Nos dias 22 e 23 de agosto o município de Sapucaia realizou sua primeira conferência de juventude.
A abertura foi realizada no Centro Cultural Magrácia. A mesa de autoridades foi composta por: Allan Borges, superintendente de Estado de Políticas Públicas para a Juventude; Anderson Zanon, prefeito de Sapucaia; Magda Zanon, secretária Municipal de Assistência Social de Sapucaia; Luis Paulo Pinto, presidente da Comissão Organizadora Municipal e coordenador do Projovem Adolescente; Fabiana Santos, presidenta da comissão organizadora da II Conferência Estadual do Rio de Janeiro; Lilia Barrozo, presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social; Carlos Rodrigues, representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança do Adolescente; Cristiane da Silva, representante do Conselho Tutelar; Cely de Jesus, presidente do Conselho Municipal do Idoso.
O primeiro dia da conferência contou também com a participação de vários grupos artísticos locais, como a banda WP40, do colégio Estadual Maurício de Abreu; grupo de Jovens das Igrejas Metodista de Sapucaia, Metodista Weslyana e da Igreja Católica de Sapucaia; Projovem Adolescente dos coletivos de Aparecida, Pião, Sapucaia e Anta.
Já no segundo dia, após o credenciamento e o café da manhã de recepção, a juventude sapucaiense foi recebida pelo superintende de Juventude, Allan Borges; pelo presidente da comissão organizadora, Luis Pinto; pela secretária Magda Zanon; pela chefe de Gabinete, Giosephine Langoni; pela presidenta da Conferência Estadual, Fabiana Santos; pela representante de FURNAS, Maraiza Dinato; pela presidenta do Cosnelho Municipal dos Direitos da Criança e dos Idosos, Cleuza Galluzi e pela representante do Conselho Tutelar, Sandra Tavares. A casa de Cultura de Sapucaia foi o espaço destinado para este segundo dia de atividades.
Após a leitura do regimento interno, o coordenador do Projovem, Luis Paulo, fez a apresentação do projeto e em seguida o superintendente de Juventude proferiu a palestra “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos”.
O segundo e último dia da conferência contou também com a formação de três grupos de trabalho (GTs), onde foram tratados – ‘Juventude; Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional’; ‘Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011 – 2015’ e ‘Articulação e integração das políticas públicas de juventude’.
Na plenária final foram apresentadas e aprovadas as propostas discutidas nos GTs e a eleição dos delegados para a II Conferência Estadual de Juventude.
Mesa de abertura do primeiro dia da I Conferência Municipal de Juventude de Sapucaia
Detalhe da juventude sapucaiense antenada