O município de Três Rios realizou sua 1a conferência municipal no dia 13 de setembro. O evento ocorreu no Clube Entrerriense e contou com a presença de cerca de cento e cinquenta pessoas.
O prefeito Vinícius Farah abriu o evento, que contou com várias palestras. O professor Celso Jacob falou sobre o “Direito ao desenvolvimento integral – Educação, Trabalho, Cultura e Comunicação”. A promotora de Justiça da Vara da Infância e da Juventude, Dra. Zilda Veloso, palestrou sobre a “Valorização e respeito à diversidade e direitos humanos”. Para debater sobre questões da Segurança Pública, foi convidado o policial militar, Marcos Arruda. Para discutir sobre o “Direito a experimentação e qualidade de vida” – Fabiano da Silva, policial militar e membro do Programa Educacional de Combate às Drogas (PROERD).
Após o almoço outras duas palestras ainda foram proferidas. O subsecretário de Educação, Ari Faria, falou sobre “Direito ao Território: transporte e meio ambiente”. E por fim, a palestra “Direito a Participação; plano nacional da juventude 2011-2015/ Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude”, por Hermínia Barreto, técnica do Programa Bolsa Família e Margarete Soares, membro da Central de Movimentos Populares.
Os conferencistas se dividiram em cinco grupos, para tratar dos seguintes assuntos: “Direito ao Desenvolvimento Integral”; ” Direito ao Território”; “Direito à Experimentação e Qualidade de Vida”; “Direito à Diversidade e a vida segura”; e “Direito à participação”.
O evento ainda contou com duas apresentações culturais - A banda do Grupo de Juventude Especial da APAE e o teatro do Grupo Chão de Estrela.
O prefeito Vinícius Farah na abertura da conferência
vista da plenária
banda do Grupo de Juventude da APAE
Performance teatral
Fabiana Santos (de preto) e o superintendente de Juventude, Allan Borges
participam da conferência
A rapaziada integrada no evento
A juventude antenada nos debates de seu interesse